Small Green Pointer BLOG ESPRO - CBT: Quais são as marcas mais valiosas do Brasil?

terça-feira, 28 de junho de 2011

Quais são as marcas mais valiosas do Brasil?

Itaú, Bradesco, Petrobras, Branco do Brasil e Skol. Estas são, respectivamente, as marcas mais valiosas do país segundo ranking elaborado pela Interbrand, consultoria líder mundial em estratégia e identidade de marca. Juntas essas companhias respondem por 75% do valor total das 25 maiores marcas brasileiras, que é de R$ 92 bilhões. Apesar de as primeiras colocadas terem um valor bem maior que as demais participantes do ranking, todas as companhias tiveram um aumento expressivo no valor de suas marcas. A nota de corte, que é feita a partir do valor médio, subiu de R$ 87 milhões, em 2009, para R$ 209 milhões em 2010. “Estamos vendo um reflexo claro do crescimento da economia e da maior preocupação dos gestores com suas marcas”, afirma Daniela Bianchi, diretora de estratégia da Interbrand.
A marca que teve maior aumento de valor em 2010 foi a Hering, com um aumento de 45% em relação a 2009. Depois de um trabalho bem-sucedido de reposicionamento, a marca fechou o ano passado valendo R$ 209 milhões.
A Vale foi outro destaque. Com a forte crise de 2008, a empresa sequer apareceu na lista das 25 maiores do ano passado. Mas para recuperar posição, a mineradora investiu em uma forte campanha institucional, que colocou a companhia na 8ª posição da lista, com um valor de R$ 2,6 bilhões.
Também se destacaram na lista deste ano algumas empresas varejistas. Extra, Casas Bahia, Pão de Açúcar e Ponto Frio apareceram pela primeira vez no ranking, mostrando que a consolidação desse setor da economia vem alavancando o valor das marcas.
Outra estreia foi da Cielo, marca que surgiu da mudança de nome da Visanet. “A empresa quebrou um paradigma, pois estreou no ranking ainda novata e num mercado também novo, que em 2009 não existia”, afirma Daniela.
O ranking da Interbrand leva em conta duas dimensões, a Força da Marca e o Papel da Marca. Força é a capacidade da marca de assegurar lucros futuros. Já o Papel, representa a influência da marca no processo de compra.

A seguir, confira o ranking das maiores marcas do Brasil em 2010

                                       As 25 marcas mais valiosas do Brasil em 2010                            
 Marca  Valor (em milhões de reais) Crescimento em relação a 2009
Itaú24.296+18%
Bradesco13.633+10%
Petrobras11.608+7%
Banco do Brasil11.309+8%
Skol7.277+10%
Natura5.666+22%
Brahma4.351+21%
Vale2.656Não estava no ranking anterior
Antarctica2.013+15%
Vivo1.700+16%
Lojas Renner835+7%
Lojas Americanas703+17%
Embratel619-15%
Cielo604Estreia no ranking
Cyrela587+8%
Caixa Econômica Federal563Estreia no ranking
Oi514+8%
Banrisul501Estreia no ranking
Extra496+9%
Casas Bahia447-22%
Braskem422Estreia no ranking
Pão de Açúcar389Estreia no ranking
Net323+10%
Ponto Frio232Estreia no ranking
Hering209+45%
 
Fonte: Interbrand

Nenhum comentário:

Postar um comentário